Controles aumentados são planejados em academias locais

Informações sobre saúde e musculação

NO NOVO ORDINAMENTO 

Controles aumentados são planejados nas academias locais

A reunião ampliada de vereadores e funcionários aprofundou o estudo de modificações da Portaria nº 12.215, que regulamenta as condições de autorização e operação de estabelecimentos ou instalações destinadas a ensinar ou praticar atividades físicas e / ou esportivas.

Com as modificações previstas na nova portaria, o objetivo é evitar lesões, doenças ou conseqüências nessas práticas.

Com as modificações previstas na nova portaria, o objetivo é evitar lesões, doenças ou conseqüências nessas práticas.

Com o objetivo de contribuir para um novo artigo, da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer, divulgaram algumas das diretrizes a serem levadas em consideração na redação. Um dos itens enfatizados foi a necessidade de conscientizar os praticantes de esportes para evitar lesões, doenças ou sequelas.

Também foi levantada a possibilidade de incorporar a figura do Diretor Técnico, encarregado de um professor de educação física, para controlar as atividades que ali ocorrem.

Foi proposto que o usuário preenchesse um questionário de histórico médico, que permitisse detectar fatores de risco, além do histórico esportivo. Outros tópicos que consideraram importantes são o desenvolvimento de cursos de primeiros socorros e a criação de um registro de estabelecimentos para instrutores e professores, como medidas de controle.

Por seu lado, os representantes da Faculdade de Profissionais de Educação Física de Salta enfatizaram que o padrão deveria ser inclusivo, propondo que os instrutores obtenham treinamento certificado pela instituição. Quanto às diferentes disciplinas esportivas, expuseram a necessidade de categorizá-las de acordo com a intensidade, média, alta, baixa e combate. Essa classificação estabelecerá os requisitos vinculados aos estudos em saúde.

Enquanto isso, da Câmara de Empresas de Atividade Física, da Associação de Artes Marciais, da Associação de Culturismo e Fitness de Salta, coincidiram em destacar a importância de realizar o treinamento dos funcionários desses estabelecimentos, para que aqueles que ensinam as diferentes disciplinas são adequados para esse papel.

LER  Arnold Classic Europe Barcelona 2017

Eles também foram convidados a considerar as diferenças entre academias, clubes esportivos, quadras de aluguel ou espaços públicos. Por sua vez, o Colégio de Farmacêuticos solicitou maior controle em relação à comercialização de suplementos alimentares. 

Também esteve presente o presidente da Sociedade de Cardiologia de Salta, Jorge Secchi, que destacou a vantagem favorável de aproveitar a atividade física de uma pessoa para estudos médicos. Por seu lado, o vice-presidente da instituição, Facundo Iñiguez, afirmou que a preparação de um questionário de histórico médico permite localizar fatores de risco.